quinta-feira, 29 de abril de 2010

A mulher e o acesso ao poder

A distribuição desigual de poder nas relações de gênero marca a vida de mulheres e homens de forma complexa e cria inúmeras situações que dificultam o exercício pleno da cidadania pelas mulheres, com conseqüências diretas para a conquista de sua autonomia e para sua participação em processos de tomada de decisão, tanto no âmbito privado quanto no público. A pouca inserção das mulheres em instâncias de poder não decorre da capacitação, tanto que os níveis de escolaridade formal das mulheres brasileiras é superior ao dos homens. Esta situação ocorre principalmente em decorrência da existência de uma cultura patriarcal que permeia nossa sociedade, colocando a mulher em estado de subordinação. Por exemplo, as mulheres participam ativamente dos movimentos populares e sindical e são militantes dos partidos políticos, entretanto, raramente ocupam suas instâncias de decisão. Cabe ressaltar que as mulheres não brancas, igualmente qualificadas, enfrentam ainda o preconceito racial.
Mesmo representando a maioria do eleitorado, poucas mulheres se candidatam e são eleitas para cargos públicos. Poucos dias após as eleições municipais de 2008, a Folha de São Paulo publicou uma reportagem sobre o nível de aproveitamento das candidaturas femininas. A matéria informa que, segundo dados do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), nenhum partido conseguiu atingir a cota de 30% de candidaturas femininas.
Embora totalizem 51% do eleitorado, as mulheres representaram 7,54% das 14.806 candidaturas a prefeito/a e conquistaram 5,7% das 5.559 prefeituras. Uma análise publicada na última edição do boletim do Cfemea[8], indica que a quantidade de mulheres eleitas manteve-se estável desde a adoção do sistema de cotas, em 1997.

Como é bom ter amigos!!!

Hoje tive o prazer de rever, virtualmente, muitas amigas que a muito tempo não tinha o prazer de ver.
Como é maravilhoso ver pessoas que começaram suas carreiras, suas famílias e até mesmo seus sonhos junto com a gente.
São mulheres maravilhosas, mães, amigas, irmãs e policiais. Sim, todas que estou falando são policiais. E quem vê nem imagina que por trás da imagem dessas mulheres, existe uma guerreira, porque pra aguentar tudo isso, só sendo muito especial.

E pra terminar o dia com chave de ouro, recebi umas mensagens maravilhosas que me deixaram muito emocionada, que transcrevo abaixo:

"Amiga de papel, rasga!
Amiga de vidro, quebra!
Amiga de ferro, enferruja!
Amiga falsa, desiste!
Amiga igual a você, não existe!
Te amo muuiito!!!"

- Essa mensagem quem me mandou foi minha grande amiga Eliana Margarida, mais conhecida como Margô.

E minha amiga Márcia me escreveu esse poema maravilhoso de Fernando Pessoa:

"... Procure os seus caminhos,mas não magoe ninguém nessa procura.
Arrependa-se, volte atrás, peça perdão!
Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar segure-o!"

Muito obrigada amigas por existirem em minha vida, porque por mais difícil que seja a estrada, com os amigos se torna muito mais fácil de passar pelas pedras do caminho.

Sem o apoio de vocês eu não conseguiria sequer continuar nessa luta.

Um grande beijo no coração de todas!!!

A amiga mais orgulhoso do mundo, Ana Barbosa.

Amo todas vocês!!!

terça-feira, 20 de abril de 2010

E se o amanha nao vier...

" Se eu soubesse que essa seria a ultima vez que eu veria voce dormir, eu aconchegaria voce mais apertado e rogaria ao Senhor que te protegesse.
Se eu soubesse que essa seria a ultima vez que eu veria voce sair pela porta, eu te abracaria, te beijaria e chamaria voce de volta para te abracar e te beijar uma vez mais.
Se eu soubesse que essa seria a ultima vez que eu ouviria a sua voz em oracao, eu filmaria cada gesto, cada palavra sua, para que eu pudesse te ver e te ouvir de novo, dia apos dia.
Se eu soubesse que essa seria a ultima vez, eu gastaria cada minuto extra ou dois, para parar e dizer: EU TE AMO, ao inves de assumir que voce ja sabe disso.
Se eu soubesse que seria a ultima vez, eu estaria ao seu lado, compartilhando do seu dia, ao inves de pensar: 'bem, tenho certeza de que outras oportunidades virao. Entao eu posso deixar passar esse dia'.
E' claro que havera' um amanha para se fazer uma revisao.
E teriamos uma segunda chance para fazer as coisas de maneira correta.
E' claro que havera' outro dia para dizermos um para o outro: 'EU TE AMO', e certamente havera' uma nova chance de dizermos um para o outro: 'Posso te ajudar em alguma coisa?'.
Mas, no caso de eu estar errado, e hoje ser o ultimo dia que temos juntos, eu gostaria de dizer-lhe O QUANTO EU AMO VOCE!" (Texto do Pr Josue' Goncalves)

Espero que nunca nos esquecamos disso! Porque o dia de amanha nao esta' prometido a ninguem, seja ele jovem ou velho. E hoje pode ser a sua ultima chance de segurar bem forte a mao da pessoa que voce ama. Susurre em seu ouvido dizendo o quanto a ama, o quanto a quer bem, de-lhe um abraco bem apertado. Nao espere pelo o amanha, porque pode ser tarde demais. Entao, abrace as pessoas que voce mais ama e lembre-se: Amor em familia e' uma arte, um malabarismo, por muitas vezes um heroismo, mais essencial como o ar que respiramos.

domingo, 18 de abril de 2010

Por uma vida mais simples!

"O dinheiro não traz felicidade, mas manda comprar". Esse dito popular é muito famoso, mas infelizmente não e´verdadeiro.
Muitas vezes achamos que tudo iria se resolver em nossas vidas se tivessemos um salário melhor ou poder.
Nunca tive a pretensão de ser rica, mas achava que viveríamos melhor se saíssemos de nossa casa, que era num municipio longe do Rio e fossemos morar mais próximo. Mas tudo isso é maravilhoso quando se esta gozando de boa saúde e felicidade, e não foi isso que aconteceu comigo.
Foi justamente quando nossa vida deu uma guinada financeira, porque meu marido teve uma promoção e ainda foi convidado para ocupar uma posição muito boa no governo municipal, que a nossa vida virou de cabeça para o ar.
Depois de alguns problemas que tive, entrei numa depressão muito forte e comecei a apresentar sintomas de anorexia. Não conseguia comer, cheguei ao ponto de ficar 3 dias sem comer absolutamente nada, e desmaiei no trabalho.
A parti daí tudo começou a piorar, porque me sentia mal o tempo todo, não via beleza em nada, minha vida parecia que tinha acabado, e apesar de tudo que tinhamos conquistado, nada me fazia feliz.
Fiquei por 8 meses de licença em casa, me sentido a última das mulheres (apesar de ter feito uma cirurgia plástica que era o sonho da minha vida), e mesmo assim totalmente infeliz.
Graças à Deus, hoje, me sinto muito melhor e voltei a trabalhar.
Depois de tudo isso que aconteceu comigo, vejo que a única coisa que me dá prazer e me faz feliz, são as coisas mais simples da vida, que é o sorriso dos meus filhos, uma gargalhada de criança, o nascer e o por do sol, andar descalça na beira da praia ou brincar de queimado com minhas filhas no quintal.
O dinheiro pode comprar bajuladores, mas não amigos. O dinheiro não compra sua alegria de viver, nem o sorriso de uma criança que e´a coisa mais pura que existe. Por isso mesmo que não adianta juntar tesouros na terra, porque a traça e o ladrão poderão levar. Mas os tesouros que temos que juntar são os amigos, o amor da nossa família e fazer bem ao nosso próximo.
Ou seja, se você não estiver bem consigo mesmo, não adianta todo dinheiro do mundo porque não te trará felicidade. E isso eu posso dizer de cadeira.
Nunca esqueçam que o nosso bem mais precioso é o amor, e isso ninguém pode comprar.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ministério Público dará ‘consultoria’ a diretores em casos de transgressão grave

Por ANNA LUIZA GUIMARÃES

Rio - Diretores e professores da rede municipal já contam com dois importantes aliados para garantir o cumprimento pelos alunos do novo Regimento Escolar, que entrou ontem em vigor: o Ministério Público, que funcionará como uma espécie de consultor para casos mais graves de desobediência, e os pais dos estudantes, que aprovaram as normas. O regimento, entre outras medidas, proíbe as chamadas ‘pulseiras do sexo’, bonés e aparelhos eletrônicos nas escolas, como antecipou ontem o ‘Informe do DIA’.
Novo Regimento Escolar, que entrou ontem em vigor, proíbe as chamadas ‘pulseiras do sexo’, bonés e aparelhos eletrônicos nas escolas Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia
O objetivo é devolver aos mestres a autoridade perdida. Eles terão respaldo, por exemplo, para reter por dois dias o celular do aluno que usar o telefone em sala de aula. “Queremos resgatar a autoridade dos professores”, explicou a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, acrescentando que os educadores serão responsáveis por observar o cumprimento das determinações. A direção poderá decidir até pela transferência do aluno que insistir na transgressão.Mãe de três estudantes da rede municipal em Olaria, Andrea Santos, 35 anos, elogiou as regras. “Muitos pais não entendem quando o professor toma o celular do aluno, mas esses aparelhos atrapalham a concentração”, diz Andrea, que também se preocupa com as pulseirinhas. “Até meu filho de 5 anos disse que queria. Conversei em casa, expliquei que não era bom usar a pulseira e entenderam”, contou. José Ricardo Moreira, pai de aluna de 12 anos, já faz a filha cumprir as regras: “Ela não usa celular na sala nem essa pulseira da moda. Nós conversamos com ela. As normas são ótimas. Precisam do apoio dos pais”. O professor de História Marcos Amorim lembra que o exemplo precisa vir também dos mestres: “Temos que desligar o celular também”.Ontem, em escolas municipais na Tijuca, Maracanã e Praça da Bandeira, embora estivessem acostumados com esse tipo de recomendação, os alunos se assustaram ao saber, pelos professores, que a desobediência às regras poderá resultar na perda temporária dos objetos pessoais. “Ninguém quer ouvir sermão em casa”, diz a estudante da Escola Municipal Martin Luther King, na Praça da Bandeira, Dominique Lima, 14. O celular é o item proibido mais polêmico. As amigas Aline Abel, 13, Adriana Brito da Silva, 12, Keitura Suane, 13, usam por recomendação dos pais. “Minha mãe quer poder falar comigo a qualquer hora. Deixo o celular para vibrar em cima da mesa”, conta Aline. E o estudante V., 17, admite usar o MP5 que ganhou dos pais para colar nas provas. “Gravo partes da matéria aqui e escuto na hora da prova. Ninguém percebe”, confessa o menino, que também usa as pulseirinhas do sexo. Professora da Faculdade de Educação da Uerj e ex-diretora de escola municipal, Bertha do Valle diz que, para ser eficiente, o regimento preciso vir com empenho dos pais e ações pedagógicas pertinentes. “É preciso que as escolas tenham diálogo com alunos e que pais ajudem na aplicação dessas medidas”, diz. Registro policial para transgressões gravesSegundo o coordenador da Promotoria da Infância e Juventude, Roberto Medina, a orientação à direção em transgressões graves — alunos com armas de fogo, agressões físicas ou depredação da escola — é registrar o caso na delegacia. “Nossa recomendação é que o jovem seja submetido a medidas socioeducativas cabíveis”, explicou o promotor, que elogiou o regimento: “Vai ajudar diretores e professores a agir”.Moda entre crianças e adolescentes, as pulseiras são um perigoso jogo — cada cor corresponde a um ato sexual que deve ser cumprido quando o acessório arrebentar — e viraram caso de polícia. Em março, uma menina de 13 anos foi estuprada no Paraná por quatro rapazes que arrebentaram as pulseiras dela. No último dia 5, em Manaus, a morte de duas adolescentes teve como suspeita o uso de pulseiras coloridas. Uma das jovens, de 14 anos, foi encontrada morta em um quarto de hotel com seis pulseiras coloridas que, segundo a polícia, foram arrebentadas pelo autor do crime. A outra possível vítima, também adolescente, foi esfaqueada na noite da Sexta-feira Santa, no bairro Valparaíso, também em Manaus. Ao lado do corpo da menor, foram encontradas duas pulseiras arrebentadas. No Rio, escolas particulares têm pedido aos pais que não deixem seus filhos usarem as pulseiras.

Na semana passada quando vi a reportagem sobre a morte da adolescente em Santa Catarina por causa dessas pulserinhas fiquei apavorada, porque minha filha de 12 anos usava e eu nao sabia do que tratava e ate' brincava dizendo que ia usar uma tambem.
Essas pulseiras eram vendidas em frente a escola que ela estuda e todas as meninas compravam como se fosse um acessorio, mas infelizmente, nao temos mais a tranquilidade em nossa sociedade. Sera' que a criacao de nossos pais estavam erradas ao nos dar limites, deixar de castigo ou ate' mesmo dar umas boas palmadas.
Hoje vemos nas ruas e ate' mesmo nas escolas que as criancas nao tem nenhum pouco de educacao ou respeito com um professor ou um adulto. Nao podemos transferir para as escolas ou o proprio poder publico a educacao dos nossos filhos, porque isso se aprende em casa e a obrigacao e' dos pais.
Acho que temos que mudar o discurso de que crianca pode tudo, porque teremos um mundo cada vez mais violento. E mais, o que sera' do futuro delas?
Isso, so' depende da criacao que daremos para nossos filhos.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O que fizeram com nossos amores?????

Nossa familia e nossos filhos sao os maiores tesouros na vida de uma mulher, por isso mesmo quando acontece qualquer coisa com nossas preciosidades, e' como se o mundo estivesse acabado e fica uma dor e um vazio enorme em nosso coracao.

O que diremos das maes que perderam tudo nessa infeliz desgraca que se abateu sobre o Rio de Janeiro, Niteroi e Sao Goncalo. Nao podemos se quer achar que sabemos o que elas estao passando, porque nao sabemos. A dor dessas mulheres e' tanta que o mundo acabou pra elas, suas familias foram destruidas pelo descaso de nossos governantes, pela corrupcao e demagogia de quem diz que essas pessoas nao deviam morar em area de risco, como se elas estivessem morando ali por opcao.

Opcao foi a unica coisa que eles nao tiveram. Porque por falta de opcao seus filhos morreram ou estao morrendo por se envolverem com o trafico. E o que essas familias fizeram para merecerem isso? Nada! Seu unico pecado foi nascer pobre, num Brasil corrupto que nao investe em educacao, porque se esse povo tiver algum discernimento nao podera' ser manipulado e escolherao melhor seus governantes.